SOBRE

Cláudia Polycarpo


      Sou pedagoga, diretora adjunta de escola   e orientadora educacional. Fiz especialização em: Psicopedagogia, Gestão da Escola Pública, Violência contra a Criança e o Adolescente, Mestrado em Ensino das Ciências para a Saúde e o Ambiente. E talvez você se pergunte: O que isso tem a ver com a fotografia? Na verdade, acredito que convivendo no meio  tão rico como o educacional tive meu ollhar lapidado e me tornei cada vez mais observadora e  analítica frente ao ser humano. Sou extremamente relacional. Gosto de gente , de convivência. Sempre tive uma visão poética  sobre o mundo e  as pessoas. E no dia-a-dia, com essa realidade de troca emocional constante, fui apurando minha  forma de perceber o mundo. Gosto da frase de Ansel Adams que diz : “ Um fotógrafo não faz fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu e as pessoas que amou”. Logo, o meu trabalho junto a Kats Photos é exatamente assim:  produto das minhas vivências, reflexo minha sensibilidade .
        A arte sempre me fascinou. Amo o belo, a estética das coisas. Meu sentido mais apurado é o visual. Desenho, pintura, design sempre me atrairam e com a fotografia não foi diferente. Tive a minha fase narcisista onde eu era a modelo. Ainda no tempo da fotografia analógica , meu lema era deixar-me fotografar. Nas minhas viagens, levava rolos e mais rolos de filme e , ao fim delas, ficava com aquele friozinho na barriga, na expectativa da revelação. Permaneci por muitos anos assim, colecionando fotos de mim mesma. Por isso entendo perfeitamente aqueles clientes capazes de ficarem horas a fio sendo fotografados sem se cansarem. Afinal, fui assim um dia.
         Mas de 2011 para  cá, algo mudou em mim. O foco se inverteu. Deixei de ser o centro das capturas, pra buscar intensamente o “belo” no outro, nas coisas, nas pessoas... E impulsionada pelo desejo de traduzir em imagem as inspirações que me vinham à mente, muito despretenciosamente, matriculei-me em um curso de introdução à fotografia digital, que, por sinal, ficava bem distante da minha casa, mas que, ainda assim, não conseguiu reduzir meu elevado nível de motivação em concluí-lo. Não faltava às aulas e procurava perguntar, perguntar, absorver ao máximo as informações, para poder me aperfeiçoar. Engana-se  quem pensa que a fotografia é uma arte de fácil domínio. Muito pelo contrário. É bem complexa, exige muito estudo, dedicação e prática. E não foram poucas as horas que investi neste processo.
       Uma vez concluído o primeiro curso, vi que desejava algo mais e desde então, não consegui mais parar. Fui fazendo um após outro ( Eventos, Retrato, Fotojornalismo, Flash, Produção e Fotografia de Moda,  Book Externo). Além disso, tornei-me  uma devoradora de livros de fotografia. Em pouco tempo, construi um acervo bibliográfico considerável, ao qual recorro constantemente.
      Ainda na fase introdutória do aprendizado da fotografia, conheci a Dayana Pessanha, que também demonstrava muita sede de conhecimento. Isso nos aproximou . Começamos a trocar informações e fizemos o segundo curso juntas, durante o qual surgiu uma proposta  de parceria. Assim como eu, ela é fascinada por retratos e, delicia-se  com a arte de  fotografar pessoas. Começamos a esboçar algumas idéias, até que a Kats Photos aconteceu.
      Com uma profissão já definida, poderia me acomodar e não experimentar o novo,  mas o que era apenas um hobby, virou  uma segunda profissão. Não sabia que seria conduzida até ela. Estou apaixonada pelo que venho fazendo... por esse novo momento em minha vida. Antes de tudo, é um prazer. Gosto de enamorar-me das imagens que produzo. Passo horas, olhando para cada uma delas e, me perco em pensamentos, planejando as próximas composições e capturas. Sou também muito crítica e busco continuamente  o aprimoramento. Como   sempre costumo dizer: "E prossigo ...continuamente aprendendo".
           Finalizando, posso dizer que o belo existe em todas as pessoas  e, como fotógrafa, minha missão é capturar essa porção de beleza exterior e interior que se destaca em cada um. Fazer do meu trabalho um veículo de tradução de emoções,  de momentos que falam através das imagens e que se tornarão elementos recordativos de grande significado para a história pessoal dos meus clientes. Nisso consiste o que faço  e nele que invisto todo o meu potencial.

   
 Dayana Pessanha

      Sou Administradora de Empresas e também formada em Marketing. Numa rotina  frenética de tantos afazeres  da gestão dos negócios onde atuo, vi-me conduzida à busca de um mecanismo para estravazar as tensões diárias e, de repente, deparei-me nos braços da fotografia, totalmente entregue.
      Antes mesmo de fazer os primeiros cursos, já me aprofundava, lendo artigos, participando de fóruns, trocando idéias com profissionais. O interesse já era profundo.
      Na verdade, minha relação com a arte sempre existiu. Embora minha formação universitária não tenha a ver  com ela, já passei por outras veredas artísticas, como , por exemplo, a dança. Minha mãe foi minha grande  incentivadora e por algum tempo, meus finais de semanas eram repletos de apresentações.
       Hoje a arte já não se concentra nos movimentos do meu corpo de forma ritmada, mais está nos meus olhos, na minha mente ( tão pensante) e nos meus dedos, ao apertarem um simples botão para capturarem uma imagem.
         Em tudo o que faço, busco a perfeição. Sempre foi assim em minha vida. Se é pra fazer, que seja bem feito. Esta  sede  de aprender e ter “know how” sempre norteou minhas ações, de modo que o que se manifestara na escola, estendeu-se para minha vida adulta e, especialmente, ao meu trabalho fotográfico.
          A minha motivação tem permitido que eu armazene muitas informações desse novo universo que estou descortinando. Devoro livros, arrisco-me constantemente a experimentos de captura, corro contra o tempo, matriculo-me em diversos cursos... Em muitos deles, na companhia da minha sócia. Tudo isso para saber cada vez mais. Não me contento com pouco e sei que se as imagens que produzo não estiverem no nível que espero, não me darei por satisfeita.
          Nos últimos meses, ando respirando fotografia e o material do nosso portifólio é exatamente o resultado de todo este esforço. Entendo que o fotógrafo precisa ser um profissional completo e no mercado atual, seus conhecimentos se estendem ao campo da edição da imagem , da produção de moda, da maquiagem... Por isso, tenho acompanhado as tendências e procurado me preparar para atender a essa demanda, através de cursos nesta área.
          Sou uma pessoa bastante decidida , determinada, objetiva, vou em busca do que quero, não meço esforços para chegar  e trago a minha experiência de  gestora empresarial  para o dia-a-dia da  Kats Photos. Eu e a Cláudia  Polycarpo temos um nome a zelar. Nosso objetivo é que o produto oferecido se destaque no mercado, pela sua qualidade e pelo bom atendimento ao cliente. Por isso, desenvolvemos uma proposta de excelência.
       O grande fotógrafo Cartier Bresson ressalta que “afortunado realmente é o homem que conhece precisamente  a si mesmo, e tem uma noção correta entre o que ele pode conseguir e o que ele pode usar”. Minha busca obstinada pelo domínio técnico visa a esse discernimento, para que , de forma segura, eu possa  produzir trabalhos de relevância, que venham a fazer a diferença na vida das pessoas, revelando a sua essência e fazendo com que elas se percebam como seres especiais e únicos.